O ProFuturo, programa global de educação da Fundação Telefônica Vivo e da Fundação Bancária la Caixa, incentiva a formação a distância e o compartilhamento de conhecimento entre educadores por meio da plataforma Escolas Conectadas - um projeto que oferece cursos online de formação continuada, totalmente gratuitos, para professores da educação básica.

O projeto, iniciado em 2015, tem como objetivo promover a inserção dos educadores na cultura digital, além de estimular o desenvolvimento de competências do século XXI nos alunos, por meio da prática de metodologias de ensino e aprendizagem inovadoras.

Os cursos oferecidos foram pensados cuidadosamente para contemplar as demandas do cenário educacional brasileiro e são distribuídos em duas modalidades: mediados e autoformativos, com cargas horárias e temas variados. Ambos focam na troca de experiências entre educadores e na construção coletiva de conhecimento e são certificados por instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Nossa atuação

Voltados para a formação de educadores, temos duas frentes de atuação no projeto Escolas Conectadas: turmas abertas (oferecidas a qualquer educador, independentemente da disciplina ou nível de experiência) e turmas exclusivas (oferecidas em parceria com secretarias de educação que queiram incluir nossos cursos em seus programas de formação de professores).

Modalidade dos cursos

Cursos Mediados: formações online com diferentes cargas horárias, que podem ser concluídas em até 1 mês, na plataforma Escolas Conectadas.

Cursos Autoformativos: formações online com diferentes cargas horárias, que podem ser concluídas em até 1 mês, na plataforma Escolas Conectadas. Não há mediação e o cursista tem mais flexibilidade de acordo com a sua rotina.

Percursos da educação

Percurso Inovação Educativa

Oferece uma visão mais aprofundada de inovação como uma competência necessária para a implantação de um modelo de ensino-aprendizagem de qualidade com três cursos de 20 horas cada um: Inovação na educação: conhecimentos avançados, Experiências educativas inovadoras usando as TIC e Inovação nas escolas.

Percurso Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)

Abordam o uso de TIC na transformação de processos tradicionais, desde o conceito até a adoção de ferramentas OpenOffice, além do uso de metodologias de aprendizagem colaborativas. Oferece três cursos de 10 horas cada um: Competência digital básica para a Educação, Incorporar as TIC no planejamento didático e TIC a serviço da educação: conhecimentos avançados.

Quero inovar! Por onde começo?

Curso introdutório à iniciativa Inova Escola – Escolas Conectadas, que apresenta possibilidades de práticas educacionais inovadoras. Sua carga horária é de 30 horas.

Escola Digital

Três cursos do Escola Digital também serão oferecidos na plataforma

Escolas Conectadas:

Tecnologias e currículos - Professores (40 horas)

O curso colabora na conexão das tecnologias digitais às práticas escolares, integrando-as ao currículo e fortalecendo atividades, projetos e planos de aula.

Tecnologias e currículos - Gestores (10 horas)

A formação complementar ao curso “Escola Digital: Tecnologias e currículo” busca aliar a perspectiva da gestão pedagógica aos conceitos examinados e às análises realizadas.

Curadoria de Objetos Digitais de Aprendizagem (30 horas)

Formação em curadoria de planos de aula e de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs) nas áreas de Linguagens, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza.