Alfabetizando na diversidade: por classes mais multisseriadas

Caminhos para a Inovação:   Currículo Práticas Relações

Um leitor de fora da área da Educação poderia se perguntar, diante do título do curso: que loucura é essa de sugerir classes mais multisseriadas? Querem subverter a conquista da seriação, já alcançada pela maior parte do sistema de ensino brasileiro?


Contudo, nós, professores, conhecemos os benefícios da convivência com a diversidade para o desenvolvimento de nossos alunos.


Nesta formação, convidamos você a analisar as características das classes multisseriadas e oportunidades de aproveitá-las em prol da aprendizagem dos estudantes, sobretudo no contexto dos processos de alfabetização e de inserção de crianças e jovens no mundo letrado.


E então, você está disposto(a) a fortalecer esse time que se propõe a (re)pensar o sistema seriado a partir da diversidade da multisseriação?


Será um imenso prazer contar com sua companhia e com suas contribuições sobre o assunto!

Sem inscrições abertas no momento, veja as próximas edições
Próximas turmas
13 de janeiro a 10 de fevereiro


Carga Horária: 40 horas

Áreas do Conhecimento: Linguagens

Modalidade: Mediado


Recomendação Ciclo/Série: Ciclos iniciais (1ª a 4ª série) e EJA, ou turmas com problema de alfabetização fora dos ciclos indicados.

Autoria: Profa. Dra. Silvia de Oliveira Kist, Profa. Dra. Alexandra Lorandi Macedo e Profa. Dra. Patrícia Behling Schäfer

Certificação: Universidade Estadual do Rio Grande do Sul



Como esse curso inova
Inova ao trazer conteúdos, referências e inspirações para subsidiar a mudança das práticas pedagógicas.

Competências gerais da BNCC mobilizadas nos alunos

Conhecimento
Pensamento científico, crítico e criativo
Comunicação
Empatia e cooperação
Cultura Digital